Penteado com diferentes tipos de tranças afro: goddess, knotless, box braids. Penteado com diferentes tipos de tranças afro: goddess, knotless, box braids.

Tipos de Tranças Afros: Goddess, Knotless, Big Box Braids e Mais

Os diferentes tipos de tranças afros não param de conquistar mulheres negras que usam o cabelo natural e gostam de mudar o visual de vez em quando. Algumas são simples e outras mais elaboradas, mas todas têm em comum o estilo e a versatilidade. Mas com tantos modelos de tranças - alguns novos, outros ancestrais - é possível se perder entre os diferentes tipos. Pensando nisso, fizemos uma lista com todos que você precisa conhecer. Confira!

1. AS BOX BRAIDS SÃO TRANÇAS AFROS DIVIDIDAS EM QUADRADOS NA RAIZ

As box braids são tranças afros ancestrais que levam esse nome por conta da divisão em quadrados na raiz (box significa caixa em inglês). Elas são feitas com o jumbo, um material sintético que simula os fios de cabelo e é unido aos cabelos naturais com um nó raiz para fazer a trança.

 

2. AS KNOTLESS BRAIDS SÃO TRANÇAS AFRO SEM NÓS E DE MENOR TRAÇÃO NA RAIZ

Já a trança knotless é uma versão da box braids que é feita sem o nó na raiz. A trançagem começa com o seu próprio cabelo e o jumbo vai sendo adicionado no comprimento. As knotless braids têm se tornado muito popular entre influenciadoras e fashionistas negras porque a ausência do nó reduz a tração dos fios.

 

3. AS TRANÇAS GODDESS SÃO TRANÇAS BOX BRAIDS COM CACHOS SOLTOS NAS PONTAS

Uma das tranças afros femininas que mais está fazendo sucesso no momento é a goddess braids. Trata-se de uma versão das tranças box braids com cachos soltos nas pontas e, em alguns casos, em parte do comprimento. O resultado é um visual bem boêmio e moderninho, mas que exige mais cuidados, como aplicar creme de pentear nas pontas diariamente e protegê-las com touca de cetim na hora de dormir, para os cachos não embolarem.

 

4. A TRANÇA NAGÔ É MUITO VERSÁTIL E POSSIBILITA VÁRIOS PENTEADOS ESTILOSOS

A trança nagô, que ficou popularmente conhecida como trança raiz, é um dos tipos de tranças afros mais versáteis que existem. Ela fica unida ao couro cabeludo, por isso pode ser feita até em cabelos mais curtinhos. Para quem gosta de criar penteados afros com tranças, a trança nagô é uma ótima aposta, já que pode ser combinada com coques, semipresos e rabos de cavalo.

 

5. AS BIG BOX BRAIDS SÃO TRANÇAS GROSSAS E LARGAS PARA UM LOOK AUTÊNTICO

As big box braids são tranças grossas e largas, também conhecidas como jumbo braids. Por conta da maior espessura, essa versão não rende muitas tranças na cabeça e o couro cabeludo fica mais visível. Essas tranças afros são ideais para conquistar um look mais fashionista e ousado, além de servirem como um penteado protetor que fica pronto mais rapidamente do que as box braids tradicionais, já que são feitas com menos divisões no cabelo.

 

 

6. BUTTERFLY BRAIDS: TRANÇAS AFROS TEXTURIZADAS E COM ACABAMENTO DESPOJADO

As butterfly braids (trança borboleta, em inglês) são perfeitas para quem quer experimentar um modelo mais despojado. Elas começam como uma trança tradicional, mas o comprimento é texturizado usando uma agulha de crochê para abrir os gominhos, o que resulta em um formato similar as asas de uma borboleta. Assim como as goddess braids, essas tranças afro precisam ser protegidas com touca de cetim na hora de dormir porque embolam com mais facilidade que outros modelos.